domingo, 21 de fevereiro de 2010

(Des)universitários

No bojo das profissões neoliberais surgidas no Brasil do início da década de 90 com os governos Collor e FHC, as empresas de telemarketing vão se destacar justamente por atender a demanda da juventude universitária ansiosa de um emprego remunerado para suprir as exigências de gastos que garanta a sobrevivência no meio acadêmico.

A Terceira Revolução Industrial que surge timidamente na década de 70 vai se destacar pela inclusão da informática, robótica e outros fatores, além do fenômeno da globalização - ou “globalitarismo” – que vai permitir a inserção de empresas multinacionais e posteriormente transnacionais agindo em países periféricos. Todos esses fatores vão desembocar num descarte da mão-de-obra humana que no início da nossa década se agrava provocando um considerável aumento no nível de desemprego não só nos países de capitalismo tardio, mas também nos países de capitalismo avançado. Esses últimos recorrendo a estratégias retrógradas como a mais-valia absoluta sobre a juventude e imigrantes.

No Brasil – país de capitalismo tardio – diante da frágil Constituição e de todo um aparato repressor ao trabalhador, vai ocorrer uma orientação para a informalidade e terceirização dos serviços. Tendo como seu alicerce o consumismo, o atual capitalismo vem justamente enxugar as suas necessidades em empresas onde o objetivo é a venda do supérfluo. É nesse contexto de redução de custos e aumento de vendas que são contratadas as empresas de Call Center. Incumbidas de concretizarem metas para suas contratantes, as empresas de Call Center vão subordinar os trabalhadores a situações desumanas acarretando em problemas psicossomáticos, “alexitímicos”, além de um processo de insensibilização.

Tendo como maioria jovem universitários, as empresas de Call Center assumem um discurso de “qualidade total” onde há a exigência de novas “qualidades pessoais” por parte dos trabalhadores. As exigências serão orientadas pelo setor de recursos humanos que apontam estratégias que visem o lucro, porém com uma nova roupagem que busca a integração dos trabalhadores com o intuito de atender as expectativas das metas. A ressignificação de alguns termos é a principal ferramenta dessas empresas. O “espírito de equipe” ou o “vestir a camisa da empresa” são valorizados, já que a troca de favores entre o “time” permitirá que as metas sejam alcançadas. Na verdade essa característica apenas mascara a substituição do antigo capataz que controlava as tarefas dos empregados e a intensificação do trabalho, dando a falsa impressão de que não há hierarquia e que todos são companheiros, onde cada um colabora para a vitória final daquele “time”. A comunicação com o patrão permite que se despreze a dicotomia classista patrão-empregado evitando que haja reivindicações trabalhistas. A iniciativa também é muito valorizada e recompensada, pois impede que se comprometa a produção.

Diante da recusa de parte majoritária de organizações sindicais da década de 70 em levantar questões relativas à subjetividade dos trabalhadores temerosos de que a superestimação desse fator poderia desviar para um “egocentrismo pequeno-burguês” - já que a esquerda ainda via a psicanálise como uma ideologia reacionária – irá permitir que na década de 80 fique a cargo dos patrões. A criação do conceito de “recursos humanos” introduz métodos de favorecimento ao crescimento lucrativo empresarial. O setor de relações humanas surge como um motivador do trabalhador para que esse despreze seus problemas, que na maioria das vezes são resultados da própria empresa. Além de um ambiente totalmente precário - como vários colegas já me confirmaram - a exigência para atender as metas, provoca nos trabalhadores diversas deformações não só psicológicas, mas também orgânicas.

O ambiente da referida empresa é composto por uma cadeira - que muitas vezes está quebrada - e ar condicionado com freqüência insuportável, onde o funcionário tem que ficar sentado às vezes até cinco horas em frente a uma tela de computador atendendo telefonemas - que são gravados e constantemente avaliados pelo superior - sem poder ir ao menos ao banheiro. Além de diversas doenças orgânicas como: infecção urinária, tendinite, problemas de visão e audição, gastrite - o curto intervalo de tempo para o lanche leva o operário a uma mastigação pouco efetiva do alimento - há uma gama de problemas psicológicos enfrentados pelos trabalhadores.

A perversidade imposta por essas empresas em busca das metas faz com que esses universitários - como se não bastassem os compromissos acadêmicos – ocultem a crueldade temerosos de serem demitidos, resultando numa incapacidade de expressar verbalmente problemas sociais, mesmo que a fisiologia aparente. A cultura do contentamento propagada pelas empresas faz com que manifestações como: ódio, tristeza ou aborrecimento seja vista como desviantes. A invisibilização do sofrimento é a diretriz básica. Essa síndrome da insensibilidade, segundo estudos psicossomáticos recebe a nomenclatura de alexitimia que é a incapacidade de expressar ou distinguir os sentimentos. Na maioria das vezes os companheiros de trabalho ansiosos em alcançar metas, sequer se preocupam com aquele que está na mesma classe. Os que procuram ajuda dos médicos (que são do próprio plano dado pela empresa) são simplesmente desprezados a pedido dos patrões. É conhecidos casos de universitários que entraram em depressão tendo que abandonar os estudos.

O que era pra ser um espaço de debate político, cultural, acadêmico, esportivo com aquisição de novos amigos, acaba se tornando um obstáculo a ser superado diante da crueldade do capitalismo neoliberal. Inúmeros jovens universitários são obrigados a se submeter à exploração cruel para conseguir sobreviver numa Universidade. A vivacidade e o estímulo dão lugar ao marasmo e a tristeza. Cabe a nós, estudantes, exigirmos juntos ferramentas daqueles que as detêm, para que assim nos seja dado o que é de direito para que, assim se possa ter a liberdade de chorar ou sorrir e quem sabe, até de se humanizar.

TEXTO ESCRITO EM JULHO DE 2008

3 comentários:

  1. VAMOS POSTAR MAIS AE FELIPE !!!

    BJS

    TENHO UM BLOG TAMBÉM, VAI LÁ
    WWW.ENQUANTOVC.BLOGSPOT.COM

    CAMILA ANDRADE (VALENÇA TB RSR)

    ResponderExcluir
  2. a nossa cidade tá bombando heim, vários escandalos ...

    ResponderExcluir