quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Verdade

Muito tempo depois foi que eu descobri
Que o mundo para mim nunca foi nada bom
Eu vivo sofrendo desde que nasci
A somar desenganos e desilusões
Os amores que arranjo morrem prematuros
É uma luta tremenda para sobreviver
Eu não tenho passado, presente ou futuro
Mesmo assim lhe asseguro que quero viver.

(Nelson Sargento)

Sempre me perguntei com total ceticismo o porquê de se remoer com problemas facilmente contornáveis e alimentar angústias ao invés de buscar outras atividades. Muitas estratégias são utilizadas pra desprezar tais obstáculos, algumas dão certo outras atenuam. A priori pode parecer algo ínfimo, mas quando penso a quantidade de amigos meus que buscam em terapeutas as soluções de seus problemas fico mais assustado com a contemporaneidade.

Só sofri dessa auto-retaliação (alguns preferem dizer reflexão do seu eu) quando mais jovem. Tinha meus 15, 16 anos e diante de uma desilusão amorosa foi obrigado a repensar como agir em dada situação que naquele momento era nova. Busquei, através de poesias e dias inertes no espaço, esquecer qualquer resquício de sinceridade que ainda existia. Duraram alguns anos, mas enfim se foram pequenos detalhes de franqueza e imaturidade. Até ontem imaginei ter profundo conhecimento da minha pessoa a ponto de lidar friamente em qualquer situação. Como um roteiro sistematicamente trabalhado aprendi a usar nas mais diferentes situações expressões e palavras que requeressem dado contexto e assim amenizassem situações de descomprometimento com amigos, ficantes, familiares, dentre outros seres humanos. Virei um refém das minhas próprias mentiras. Tudo era dito apenas com o intuito de reconhecer sorrisos, olhares e a satisfação de pessoas opostas, sendo que, não havia o mínimo de sensibilidade ali. No decorrer de dias tudo se naturaliza e não temos mais noção do que nos transformarmos. Só me dei conta ontem. Era pra ser mais um encontro, mas, infelizmente não foi. Diante da verdade as mentiras não saíam. Diante do belo e do puro, as mentiras se travaram. Quando reconheci tal característica já era tarde. Espero que seja algo passageiro e que não comprometa minhas próximas atuações. Não quero ser verdadeiro como meus amigos que buscam em terapias ou em alguém suas lamúrias e sinceridade.

Sociedades e ideologias são muito mais além do que conflitos internos. Para esses sim é necessário ser verdadeiro e em tal ponto eu sou. Espero não sofrer novas surpresas, afinal o todo é mais necessitado de ajuda do que eu de mim mesmo.

2 comentários:

  1. Cara, fui fazer um comentário, mas acabei fazendo um texto, qndo eu finalmente fazer meu blog eu publico o texto comentando o seu, se quiser depois eu te adianto. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir