segunda-feira, 21 de junho de 2010

Uma canção para o dia


No meu previsível cotidiano busco incessantemente trilhas sonoras para visualizar poesias nos meus tristes dias. A abertura nos últimos meses se deu com “Vai trabalhar, vagabundo”. Música que inicia o dia e é tocada de três a quatro vezes até eu me dar conta que Chico Buarque é mal-educado e não respeita o sono alheio. Acordo e me arrumo, enquanto meus amigos antenados de república escutam algo da moda impossibilitando qualquer escolha mais refinada. Parto pra universidade com os fones no ouvido esperançoso que alguma rádio toque algo agradável e o ambiente me apraze esteticamente no decorrer do caminho. Escuto notícias... Mais do mesmo. Opiniões reacionárias e peruas passeando na rua com seus poodles. Mudo a estação: música clássica e operários almoçando na padaria da esquina. Os operários erguem suas colheres de feijão, enquanto uma sinfonia lenta – que desconheço – é tocada. Apesar da combinação curiosa sigo em minha procura pelas ondas radiais. Um pagode conhecido é alongado na voz de algum grupo com o nome engraçado. Surge um casal de namorados vestidos em seus uniformes de colégio público trocando carícias e gírias contemporâneas. Escuto o pagode por mais alguns segundos e novamente troco a estação. Finalmente uma canção que me sensibiliza. Algum samba já escutado de agradável melodia. Porém carros buzinam e pessoas gritam. O desencanto do momento é notório. Restam alguns metros e não consigo harmonizar uma paisagem cotidiana com uma canção. Desisto de arriscar e ponho na minha playlist. O destino não colaborou e cabe a mim força-lo. Infelizmente é tarde. Escuto o meu nome. Foi-se qualquer possibilidade de poetisar o dia.



2 comentários:

  1. Salvo algumas exceções, alguns programas tipo o 'Samba Social Clube', ouvir rádio é desesperador. Eles tocam Jorge Versilo lá!

    Ter uma playlist à mão é essencial.

    ResponderExcluir
  2. Sem ter o que fazer no meio da madrugada, vagando pela internet, descubro seu blog. Parabéns cara, você escreve maravilhosamente bem. Ler seus textos é uma verdadeira viagem. =)

    ResponderExcluir